Pesquisa

Atualmente tenho trabalhado com as seguintes linhas de pesquisa:

  1. Desenvolvimento de Jogos Digitais: Nesta linha estudamos técnicas de modelagem, processos e programação de jogos, bem como softwares especializados para interface gráfica, enginessounds entre outros. São estudados e desenvolvidos artes gráficas e composição musical. O contexto da aplicação desta linha é amplo, envolvendo temáticas de educação, aspectos sociais e econômicos. Esta linha iniciou no campus Sabará em 2015.

  2. Pensamento Computacional e Ferramentas Computacionais para a Educação: Nesta linha estudamos ferramentas computacionais para o ensino de programação para o ensino básico, a fim de desenvolver o pensamento computacional. O propósito desta linha de pesquisa é modularizar uma estrutura educacional para embasar e fortalecer redes de ensino pública ou privada com pensamento e lógica computacional. São utilizados os softwares do MIT (Massachusetts Institute of TechnologyLogoScratch. Esta linha é aplicada a projetos desenvolvidos em escolas estaduais e municipais de Sabará. Atualmente os projetos tem atendido duas escolas estaduais e está em processo de implantação em escolas municipais de Sabará. Esta linha iniciou no campus Sabará em 2015.

  3. Otimização e Inteligência Artificial: Nesta linha estudamos problemas de programação linear e não-linear utilizando tanto métodos exatos como técnicas de inteligência artificial, como heurísticas e metaheurísticas. A ideia é modelar problemas reais de naturezas distintas, como problemas de roteamento, problemas de fluxo de informação, partição de conjuntos, problema de quadro de horário, entre outros. Outro enfoque da linha é o estudo de algoritmos de inteligência em enxames e algoritmos bio-inspirados aplicados a problemas reais. Como exemplo de algoritmos estudados estão: algoritmo de vagalume, algoritmo genético, algoritmo da polinização de flor, algoritmo alcatéia de lobos, etc. Além disso são estudados demais heurísticas e metaheurísticas como: simulated annealingiterated local searchvariable neighborhood search, etc. A partir desta linha foram produzidos artigos científicos em periódicos e congressos nacionais e internacionais; trabalhos de conclusão de curso e trabalhos de mestrado e doutorado. O início desta linha de pesquisa no campus Sabará se deu em 2013 e conta com diversos trabalhos de pesquisa publicados e atualmente está se desdobrando também em projeto de extensão. Os trabalhos realizados contam com participação de diferentes centros de pesquisas, como UFMG, CEFET-MG, demais campi do IFMG, etc.

  4. Biomatemática: Nesta linha estudamos modelos matemáticos para dinâmicas de populações, como do vetor da dengue e como vírus de computadores. São aplicados conhecimentos matemáticos de Equações Diferenciais; Sistemas Dinâmicos e Inteligência Artificial. Esta linha conta com colaboração de outras instituições de ensino, tanto do Brasil como fora do país. Esta linha iniciou-se em 2016 no campus Sabará.

  5. Criptologia: Nesta linha estudamos técnicas de criptoanálise e criptografia. São utilizados conhecimentos matemáticos, computacionais, psicológicos e filosóficos. Seu foco é o estudo de algoritmos de criptografia utilizados na segurança da informação. Trata-se de uma linha recente no campus Sabará, criada em 2017.

Interesses

  • Otimização Linear e Não-Linear
  • Inteligência Computacional
  • Algoritmos baseados em Inteligência de Enxames e Algoritmos Bio-inspirados
  • Criptografia
  • Desenvolvimento de Jogos Digitais
  • Pensamento Computacional e Ferramentas Computacionais para a Educação

Pesquisadores

Pedro Artur

Pedro Artur

Bacharelando em Sistemas de Informação - IFMG-Sabará

Follow
Gustavo Yallen

Gustavo Yallen

Bacharelando em Sistemas de Informação - IFMG-Sabará

Amanda Machado

Amanda Machado

Estudante de Técnico em Informática - IFMG-Sabará

Renato Miranda

Renato Miranda

Doutorando de Ciência da Computação - UFMG

Márcia Basília

Márcia Basília

Doutoranda em Educação - UFMG

Patrícia Scoralick

Patrícia Scoralick

Bacharelanda em Sistemas de Informação - IFMG-Sabará

Lucas Leal

Lucas Leal

Estudante de Técnico em Informática - IFMG-Sabará

Estela Perez

Estela Perez

Doutora em Engenharia de Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos - UFMG

Laura Esther

Laura Esther

Bacharelanda em Sistemas de Informação - IFMG-Sabará

Co-autores e Colaboradores de Pesquisa

Estes são alguns dos co-autores, colaboradores e participantes de projetos de pesquisa, extensão e ensino, além de co-autores de trabalhos publicados.

Projetos de Pesquisa/Extensão/Ensino

  • Um estudo sobre Natural Language Processing - Teoria e Prática

    Um estudo sobre Natural Language Processing - Teoria e Prática

    O Processamento de Linguagem Natural (PLN) é uma subárea da Inteligência Artificial (IA) que visa o desenvolvimento de modelos computacionais para a realização de tarefas dependentes de informações em alguma linguagem natural como a busca de informações em um documento, interpretação de textos, traduções entre idiomas ou de texto para fala, entre outros. Este projeto visa a construção de um material de base científica para a fundamentação e desenvolvimento de tópicos de PLN, o que inclui normalização de texto, expressões regulares, distância de edição, N-grama, Chatbot e sistemas de diálogo, fonética em computação e reconhecimento de fala e síntese. Neste projeto será discorrido e desenvolvido estes temas como também haverá exemplificações técnicas simples para visualização de execução básica. Vigência: 2021-2022. Fomento: IFMG-Sabará

  • Desenvolvimento de um aplicativo móvel para a segurança preventiva de mulheres em situação de violência doméstica

    Desenvolvimento de um aplicativo móvel para a segurança preventiva de mulheres em situação de violência doméstica

    A violência contra as mulheres representa um significativo problema de saúde pública e de violação de seus direitos humanos. São inúmeras as consequências deste tipo de violência com o impacto negativo na saúde física e mental da mulher. Pesquisas revelam que no mundo uma em cada três mulheres são submetidas à violência física ou sexual. Neste projeto pretende-se desenvolver um aplicativo móvel, integrado a um sistema de informação gerencial da Defesa Social/Guarda Municipal de Sabará, a fim de auxiliar mulheres em situação de medida protetiva e otimizar a gestão desses tipos de ocorrência junto a um órgão público municipal. Serão utilizadas tecnologias open-source, como o Laravel e Ionic, respectivamente para o desenvolvimento de sistema web e construção de aplicativos móveis híbridos, visando a facilidade de aprimoramentos futuros e sua replicação por outros órgãos e entidades relacionadas com o tema. Trata-se de um trabalho pioneiro no município de Sabará e com parceria formalizada da Defesa Social da cidade. Vigência: 2021-2022. Fomento: IFMG-Sabará

  • e-PS: Programa Sabará Digital

    e-PS: Programa Sabará Digital

    O ``e-PS: Programa Sabará Digital`` consiste em dar continuidade ao programa de extensão ``Programa Sabará``, que visa disseminar o ensino de programação e robótica, e desenvolver o pensamento computacional no ensino básico do município de Sabará, porém com a proposta de criação de um curso virtual em decorrência do cenário de reclusão social que o país se encontra por conta do COVID-19. O curso será criado por alunos do IFMG-Sabará e será disponibilizado como material digital para uso das escolas públicas do município de Sabará. A ideia é inserir alunos, e até mesmo professores da rede pública de Sabará, ao mundo digital, apresentando e aplicando conceitos e técnicas de programação e robótica. O público-alvo do projeto são alunos do ensino básico de escolas públicas de Sabará com idades variando de 10 a 17 anos e/ou professores das redes públicas de ensino. Vigência: 2020-2020. Fomento: IFMG-Sabará

  • Programa Sabará

    Programa Sabará

    O Programa Sabará visa proporcionar aos alunos de escolas públicas de ensino básico de Sabará, o ensino gratuito e de qualidade a respeito de tecnologias como linguagens de programação, pensamento computacional, pensamento matemático, e robótica. Além da inclusão digital a um público vulnerável, o programa possibilita capacitação profissional na área de informática, oportunizando aos adolescentes conhecimento diferenciando a respeito de tecnologia e acesso a equipamentos (hardwares/softwares) demandados pelo mercado de trabalho. Além disso, o programa estimula a participação de estudantes em feiras e competições nacionais, como a Olimpíada Brasileira de Robótica. Vigência: 2020-2020. Fomento: Fundo da Infância e Adolescência de Sabará/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

  • Programa Sabará for Women - Profissional (PS4W-Pro)

    Programa Sabará for Women - Profissional (PS4W-Pro)

    O Programa Sabará for Women - Profissional (PS4W-Pro) é um desdobramento do projeto de extensão PS4W - Programa Sabará for Women do Instituto Federal de Minas Gerais campus Sabará, fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e que visa a capacitação em tecnologia da informação para meninas e mulheres socialmente e economicamente vulneráveis. Este projeto faz parte do Programa Borba-Gato aprovado pelo IFMG-Sabará em parceria com a Associação Servindo e Protegendo (ASSEP) e a Secretaria de Desenvolvimento Social de Sabará. Vigência: 2020-2021. Fomento: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

  • Reconhecimento facial com Python

    Reconhecimento facial com Python

    A detecção e reconhecimento facial representam métodos não-intrusivos para reconhecimento de pessoas, diferentemente da biometria. Uma das principais motivações para desenvolver tecnologias automatizadas de reconhecimento facial baseada em visão computacional é a questão de segurança com verificação de identidade para acesso físico em instalações. Neste projeto foi estudado e iniciado a implementação de programas de detecção e reconhecimento facial usando a linguagem de programação Python. O programa que está em desenvolvimento poderá ser utilizado no IFMG-Sabará para auxiliar a segurança no campus ou em processos de controle de frequência de alunos. Vigência: 2019-2020

  • Projeto Julia...ativado

    Projeto Julia...ativado

    A ciência de dados é uma das profissões mais promissoras do mundo atualmente. Estamos em plena era do Big Data, ou seja, existe uma grande quantidade de dados referentes à distintas áreas, e poucos são os que conhecem como tratar e analisar este volume de informações. Este projeto visa estudar a linguagem de programação julia, a qual tem sido utilizada como alternativa à linguagens R e Python para as aplicações em ciência de dados. Vigência: 2019-2020

  • Programa Sabará - Divertindo com a matemática

    Programa Sabará - Divertindo com a matemática

    Por meio da programação espera-se instigar o público-alvo a exercer seu protagonismo e domínio de conteúdos educacionais da matemática, e estimular transformações sociais e culturais dos agentes envolvidos nesta ação. O projeto é realizado pela interdisciplinaridade da Programação e Matemática, onde os alunos terão o primeiro contato com linguagens de programação adequadas para sua idade e contextualizadas à educação; e terão na programação atividades que trabalhem em paralelo o conteúdo de matemática sendo capazes de visualizar e praticar a matemática dentro da programação. Vigência: 2019-2020. Fomento: IFMG/Reitoria (Pró-reitoria de Extensão)

    This could be a full decription about the project

  • Sabaratech - Transformação digital no ensino básico de Sabará

    Sabaratech - Transformação digital no ensino básico de Sabará

    O desenvolvimento deste projeto pode estimular o surgimento de novas metodologias de ensino no contexto do IFMG, visto sua forte integração entre conceitos teóricos e aprendizagem prática, recorrendo a dinâmicas provindas da computação desplugada, resolução de problemas práticos por meio de implementações via linguagem de programação didática e prototipação e automação de atividades práticas utilizando robótica. Vigência: 2019-2020. Fomento: IFMG/Reitoria (Pro-reitoria de Ensino)

  • PS4W - Programa Sabará for Women

    PS4W - Programa Sabará for Women

    Este projeto pretende levar o ensino de programação e lógica computacional às escolas públicas da cidade de Sabará/MG. Este apresenta-se como um desdobramento do programa de extensão Programa Sabará, realizado pelo Instituto Federal de Educação de Minas Gerais campus Sabará e já em andamento em algumas escolas públicas da cidade. O pensamento computacional será desenvolvido utilizando ferramentas específicas para diferentes níveis: no nível básico, serão utilizados os sistemas Logo e Scratch; no nível intermediário, programação de robôs utilizando Lego; e, no nível avançado, sessões de dojô de programação utilizando a linguagem Python. Como forma de avaliação do projeto, serão feitas análises qualitativas e quantitativas para mensurar o impacto dessa ação especialmente na evolução do comportamento e do desempenho das estudantes nas escolas. Espera-se que esse projeto estimule a entrada de mulheres nas áreas exatas, mitigue a evasão escolar e promova uma sociedade mais inclusiva em que o gênero das crianças não continue a predeterminar as profissões de suas futuras adultas. Vigência: 2019-2020. Fomento: CNPq

  • CogIF - Plataforma de Análise e Estímulo de Funções Cognitivas para Ambientes de Aprendizagem no Instituto Federal de Minas Gerais

    CogIF - Plataforma de Análise e Estímulo de Funções Cognitivas para Ambientes de Aprendizagem no Instituto Federal de Minas Gerais

    este projeto pretende desenvolver um sistema web incorporando conceitos de aprendizado de máquina para auxílio da neurociência cognitiva. Seria uma forma de interligar a capacidade de ‘aprendizado de máquina’ para desenvolver o sistema de reprogramação cerebral, e fazer com que as pessoas passem a entender seu cérebro como máquina e se desenvolver no aprendizado. O desenvolvimento desse sistema seria inicialmente para o uso dos discentes dos cursos de tecnologia do Instituto Federal de Minas Gerais, como ferramenta auxiliar na qualidade do desempenho educacional e expansão do uso de sua capacidade cerebral. Vigência: 2019-2020. Fomento: IFMG/Reitoria

    This could be a full decription about the project

  • Pensamento Lógico

    Pensamento Lógico

    O raciocínio lógico é um processo de estruturação do pensamento que utiliza normas lógicas para resolver algum problema ou concluir um ou uma sequência de fatos. O objetivo deste projeto é desenvolver o pensamento lógico em alunos dos cursos da área de ciências exatas do IFMG-Sabará, a fim de auxiliar a resolução de problemas matemáticos e computacionais do cotidiano e do contexto escolar, além de ajudar a tomar decisões e construir argumentos sólidos em discussões em que é necessário expor um ponto de vista. Serão estudados conceitos e propriedades de lógica matemática e resolvidos inúmeros problemas-desafios presentes em provas de concurso, jogos e outros materiais. A metodologia empregada será por meio da gameficação, estimulando o aprendizado por meio de desafios. Vigência: 2018-2019.

    This could be a full decription about the project

  • Proposta de Desenvolvimento de um Sistema Baseado em Machine-Learning para a Gestão da Neurociência Cognitiva

    Proposta de Desenvolvimento de um Sistema Baseado em Machine-Learning para a Gestão da Neurociência Cognitiva

    A neurociência diz respeito à inteligência, aos sentimentos e a capacidade de tomar decisões. Este projeto pretende desenvolver um sistema web incorporando conceitos de machine learning para auxílio da neurociência cognitiva. Seria uma forma de interligar a capacidade de 'aprendizado de máquina' para desenvolver o sistema de reprogramação cerebral, e fazer com que as pessoas passem a entender seu cérebro como máquina e se desenvolver no aprendizado. O desenvolvimento desse sistema seria inicialmente para o uso dos discentes dos cursos de tecnologia, como ferramenta auxiliar na qualidade do desempenho educacional e expansão do uso de sua capacidade cerebral. Vigência: 2018-2019. Fomento: IFMG-Sabará.

  • Análise da Utilização de Tecnologias de Informação no Ensino Fundamental de Sabará

    Análise da Utilização de Tecnologias de Informação no Ensino Fundamental de Sabará

    Este projeto consiste em analisar o impacto de tecnologias da informação no ensino fundamental de uma escola pública de Sabará, mais especificamente a Escola Estadual Christiano Guimarães. As ferramentas tecnológicas utilizadas, LOGO, Scratch e Robótica, serão aplicadas no ensino de programação e no desenvolvimento do pensamento computacional de uma turma específica da E.E. Christiano Guimarães. O desenvolvimento deste trabalho visa contribuir cientificamente para a validação das atividades realizadas no Programa de Extensão Programa Sabará, integrando a pesquisa com a extensão. Serão elaborados indicadores para a verificação da evolução do uso das ferramentas computacionais nas atividades de ensino, e posteriormente poderão ser utilizadas técnicas de mineração de dados e/ou redes neurais para inferir sobre os resultados das informações coletadas. Vigência: 2018-2019. Fomento: IFMG-Sabará.

  • Avaliação do Impacto da Temperatura na Dinâmica do Aedes nas Capitais Brasileiras

    Avaliação do Impacto da Temperatura na Dinâmica do Aedes nas Capitais Brasileiras

    Este projeto consiste em analisar a dinâmica do Aedes sob influência da temperatura máxima e mínima registradas historicamente nas capitais brasileiras ao longo do horizonte de 1 ano. Serão avaliados o comportamento analítico e numérico de um modelo derivado da literatura que apresenta seus parâmetros entomológicos com dependência da temperatura. Espera-se que os resultados da pesquisa sejam cientificamente robustos para identificar possíveis horizontes propícios para a existência dos Aedes em cada capital do Brasil. Consequentemente, este trabalho poderá nortear os gestores destas capitais na tomada de decisão no que tange o horizonte de ações de controle do Aedes. Vigência: 2018-2019. Fomento: IFMG-Sabará.

  • Uma Proposta de Path-Planning para Robôs Móveis usando Inteligência Baseada em Enxames

    Uma Proposta de Path-Planning para Robôs Móveis usando Inteligência Baseada em Enxames

    O planejamento de caminho ou path-planning é uma das principais linhas de pesquisa da robótica. A constante evolução da tecnologia aproxima cada vez mais os robôs ao cotidiano humano. O objetivo deste projeto é implementar uma inteligência computacional baseada em enxames aplicada a um robô móvel autônomo, a fim de superar obstáculos do meio utilizando o melhor caminho possível. Vigência: 2018-2019. Fomento: IFMG/CNPq.

  • Programa Sabará: Ensino de Programação e Desenvolvimento do Pensamento Computacional para o Ensino Básico de Sabará

    Programa Sabará: Ensino de Programação e Desenvolvimento do Pensamento Computacional para o Ensino Básico de Sabará

    Este programa consiste me consolidar o ensino de programação e desenvolvimento do pensamento computacional no ensino básico de Sabará. O programa é dividido em projetos de Programação e Robótica, envolvendo professores e alunos das áreas de Informática e Eletrônica, atendendo a escolas públicas, municipais e estaduais do município de Sabará. Além disso, estão previstos técnicas de oratória, complementação de matemática, além de novas tecnologias. Vigência: 2018-2019. Fomento: IFMG-Sabará.

  • Uma Proposta de Algoritmo Criptográfico para Segurança da Informação na Internet-of-Things

    Uma Proposta de Algoritmo Criptográfico para Segurança da Informação na Internet-of-Things

    A Internet-of-Things (IoT) é uma tendência tecnológica que está em expansão, onde cada vez mais produtos dessa tecnologia estão sendo lançados por empresas de grande porte do ramo. Apesar disso, em muitos casos ocorrem falhas de segurança, causando um grande prejuízo econômico. A comunicação entre um dispositivo até a nuvem não é provida de uma eficiente segurança, podendo em muitas vezes ser capturada com certa facilidade. Uma criptografia ineficiente viabiliza ataques cibernéticos que podem causar transtornos a usuários de dispositivos como: smartphones, smart TVs, câmeras de segurança, e até mesmo dispositivos médicos, como marcapassos. O presente projeto visa estudar, implementar e propor algoritmos criptográficos visando a segurança da informação na tecnologia Internet-of-Things. Vigência: 2017-2018. Fomento: IFMG/Projeto Internacionaliza.

  • Construção de um ChatBot para o IFMG-Sabará

    Construção de um ChatBot para o IFMG-Sabará

    Neste projeto pretende-se construir um chatbot para a fanpage do facebook do IFMG - campus Sabará, utilizando os conhecimentos de machine learning adquiridos durante as aulas das disciplinas ``Inteligência Artificial`` e ``Tecnologia em Novas Tecnologias`` ministradas no curso de BSI do campus. O chatbot irá atuar como auxiliar no atendimento de dúvidas e demais informações a respeito do IFMG-Sabará por usuários de qualquer localidade do globo terrestre e em qualquer dia e horário da semana. Vigência: 2017-2017.

  • Modelo con dispersión para el control de Aedes aegypti (Diptera: Culicidae) y patrones de Turing

    Modelo con dispersión para el control de Aedes aegypti (Diptera: Culicidae) y patrones de Turing

    Em definição. Vigência: 2017 - 2018. Projeto realizado na Universidad del Quindio, Colômbia.

  • Gestão da Cognição Reflexiva nas Mulheres

    Gestão da Cognição Reflexiva nas Mulheres

    Este projeto aborda a cognição reflexiva nas mulheres a fim de criar um referencial de gestão, facilitando o autodesenvolvimento e servindo de apoio para o enfrentamento de obstáculos no aprendizado de cursos de tecnologia. O embasamento teórico da cognição reflexiva servirá como base para a construção de uma arquitetura de sistema de informação direcionado à educação de Tecnologias da Informação. Este projeto conta com a colaboração do Instituto Politécnico da Guarda - Portugal. Vigência: 2016 - 2017. Fomento: IFMG/Projeto Internacionaliza.

  • Ensino de Programação para o Ensino Básico de Sabará

    Ensino de Programação para o Ensino Básico de Sabará

    Este projeto visa implementar nas escolas públicas de Sabará o pensamento computacional utilizando ferramentas computacionais educativas, como as linguagens de programação Logo e Scratch. Espera-se que com a concepção deste pensamento as crianças e adolescentes obtenham uma evolução de conhecimento e comportamento em suas escolas. Atualmente o projeto atende a escolas estaduais e em seguida serão as escolas municipais da cidade de Sabará. Vigência: 2016 - 2017. Fomento: IFMG-Sabará.

  • Otimização via Algoritmo de Vaga-Lumes em um Problema de Controle do Aedes Aegypti

    Otimização via Algoritmo de Vaga-Lumes em um Problema de Controle do Aedes Aegypti

    Este projeto trata da análise e obtenção do controle da dispersão do Aedes Aegypti utilizando técnica de inteligência computacional, mais especificamente, o algoritmo de vaga-lume. Vigência: 2016 - 2017.

  • Estudo da Dispersão de Vírus Computacionais via Equações Diferenciais

    Estudo da Dispersão de Vírus Computacionais via Equações Diferenciais

    Neste projeto foi proposto a implementação numérica de um modelo epidemiológico matemático computacional que descreve a dinâmica de um vírus de computador na rede nas linguagens Matlab® e C++. Foi utilizado o modelo SAIR (suscetível, antídoto, infectado, recuperado) considerando o cenário livre da infecção e o cenário endêmico dos computadores na rede. Vigência: 2015 - 2016. Fomento: IFMG-Sabará.

  • Desenvolvimento de Jogo Digital com cunho Educacional, Cultural e Ambiental para o Município de Sabará

    Desenvolvimento de Jogo Digital com cunho Educacional, Cultural e Ambiental para o Município de Sabará

    O projeto tratou do desenvolvimento de um jogo digital com especificidades da cidade de Sabará, contextualizando as ligadas a educação, disseminação cultural, preservação de monumentos históricos, educação ambiental, inclusão social. Além disso é abordado o transtorno de espectro autista. As artes gráficas e as composições musicais são originalmente produzidas pelos integrantes do projeto. Vigência: 2015 - 2016. Fomento: IFMG-Sabará.

  • Roteirização dos Pontos Turísticos de Sabará via Técnicas Computacionais

    Roteirização dos Pontos Turísticos de Sabará via Técnicas Computacionais

    Este projeto propôs a implementação de uma roteirização turística pela cidade de Sabará, caracterizando suas potencialidades como rota gastronômica, rota ecológica, rota religiosa, entre outras. Foi desenvolvido um sistema web e a roteirização se dava por meio de algoritmos de grafos. O projeto foi concebido em sala de aula e em seguida foi aprovado em edital de pesquisa em parceria com a Secretaria de Turismo de Sabará. Vigência: 2015 - 2016. Fomento: IFMG-Sabará.

  • Desenvolvimento de Sistema de Informação Integrado para a Guarda Civil de Sabará

    Desenvolvimento de Sistema de Informação Integrado para a Guarda Civil de Sabará

    A proposta deste projeto foi construir um sistema para cadastro, gerenciamento de ocorrências e demais atendimentos realizados pela Guarda Civil Municipal da cidade de Sabará. O sistema foi desenvolvido sob uma plataforma web com layout responsivo, adaptando-se tanto a dispositivos móveis quanto desktops, de forma a permitir sua utilização na sede da Guarda e nos atendimentos externos. Este projeto conta com a parceria da Defesa Social de Sabará. Vigência: 2015 - 2017. Fomento: CNPq.

  • Estudo do Problema de K-Partição de Números

    Estudo do Problema de K-Partição de Números

    Este projeto de pesquisa estuda a família de Problemas de Partição de Números, como o próprio Problema, o Problema da k-Partição e o Problema da Múltipla Partição, usando, para a solução, a hibridização de métodos exatos e heurísticos. Vigência: 2014 - 2016. Fomento: CAPES. Projeto realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

  • Análise e Implementações de Metaheurísticas Bio-inspiradas

    Análise e Implementações de Metaheurísticas Bio-inspiradas

    Neste projeto estudamos e implementamos diferentes técnicas computacionais bio-inspiradas aplicadas em diversas funções com características de separabilidade, multimodalidade, regularidade e multidimensionalidade. São analisados o impacto dos parâmetros das metaheurísticas utilizadas. Vigência: 2014 - 2016. Fomento: FAPEMIG.

  • Abordagem via Algoritmo Genético ao Problema de Roteamento de Veículos com Janelas de Tempo

    Abordagem via Algoritmo Genético ao Problema de Roteamento de Veículos com Janelas de Tempo

    Este projeto de pesquisa trata do estudo e implementação do algoritmo genético Biased Random-Key Genetic Algorithm (BRKGA) para o Problema de Roteamento de Veículos com Janela de Tempo (PRVJT). Vigência: 2013 - 2015. Fomento: IFMG-Sabará

  • Algoritmos Heurísticos Híbridos para Resolução do Problema de Roteamento de Veículos com Coleta e Entrega e Janela de Tempo

    Algoritmos Heurísticos Híbridos para Resolução do Problema de Roteamento de Veículos com Coleta e Entrega e Janela de Tempo

    Estudo do Problema de Roteamento de Veículos com Coleta e Entrega e Janela de Tempo, utilizando metaheurísticas diversas. Vigência: 2013 - 2015. Fomento: CEFET-MG. Projeto realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.